Olá turma JON81, esta postagem foi criada para que vocês coloquem aqui em forma de comentário as pesquisas que encontraram sobre o assunto da disciplina.
:-) até segunda.
abraço,
Elisângela
45 comentários:
Mirna Winter
disse...
Proponho a discussão da entrevista do Jornalista e Doutor em Ciências da Comunicação, Ismar de Oliveira Soares, sobre a Educomunicação e o diálogo com as mídias.
Disponível no link: http://www.neteducacao.com.br/portal_novo/?pg=artigo/artigo&cod=1448
Nesta entrevista, ele fala, como precursor dos estudos de educomunicação no Brasil, sobre a origem e o conceito de educomunicação e de como ela pode ser importante nos ambientes familiar e escolar.
Apresento o Manual de Educomunicação - Apoio às atividades da II Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, do Ministério da Educação e do Meio Ambiente.
Disponível em : http://www.followscience.com/groups_repository/212/files/educomunicacao_e_conferencias_nacionais_infanto_pzjvg.pdf
O manual propõe cruzar Educação e Comunicação e, assim, realizar a Educomunicação, ou seja, transformar sonhos em realidade através da comunicação.
Apresento o Manual de Educomunicação - Apoio às atividades da II Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, do Ministério da Educação e do Meio Ambiente.
Disponível em : http://www.followscience.com/groups_repository/212/files/educomunicacao_e_conferencias_nacionais_infanto_pzjvg.pdf
O manual propõe cruzar Educação e Comunicação e, assim, realizar a Educomunicação, ou seja, transformar sonhos em realidade através da comunicação.
Oi , sugiro dar um olhadinha na entrevista com o Jornalista, coordenador de projetos na área de mídas e educação, Alexandre Sayad, que explica o que é educomunicação e como os professores fazem e podem utilizar as mídias na alfabetização e trabalhar nos conteúdos programáticos.
Achei interessante o site http://educomunicacao.org.br/ que explica um pouco o que é, para que serve,, como é vista a Educomunicação. Outra questão que achei legal é o perfil no Twitter http://twitter.com/Educomunicacao, pois, nele é postado tudo o que é novidade relacionado ao meio, interessante seguir.
Novas instituições estão apostando na Licenciatura em Educomunicação: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2010/07/26/licenciatura-em-educomunicacao-e-o-novo-curso-de-graduacao-da-eca-para-2011.jhtm. É a prova de que o mercado de trabalho está apostando no ramo!
O link acima, temos uma entrevista da revista veja, sobre edocumunicação em escolas públicas.Como forma de educar crianças de acordo com seu meio na sua comunidade, com criação de produtos de mídia, inserindo-se assim na comunicação como forma e cidadania.
aqui vai uma notícia sobre escolas no mato grosso que terão sessões especiais de cinema, visando o melhor aprendizado dos alunos e utilizando metodologias de educomunicação.
Olá! Indico o twitter: http://twitter.com/educomunicacao Comecei a seguir nesta data e já vi que traz diversas matérias e divulgações sobre o tema, inclusive uma revista voltada ao assunto. Abs
Oi, pessoal eu sugiro que olhem o site da UNICEF, tem uma matéria legal que está falando que pessoas do Reino Unido virão conhecer o trabalho implantado de educomunicação em Salvador. http://www.unicef.org/brazil/pt/media_11827.htm
Oi pessoal! Achei o Cipó Comunicação Interativa um projeto bem bacana. Ele é desenvolvido em Salvador-BA e tem vários braços na área da comunicação.
Alunos e professores se envolvem na produção de peças de comunicação (ensaios fotográficos, vídeos, cartazes, HQ, site) e geram novos processos de educação e/ ou de mobilização social.
O projeto educom.rádio (Educomunicação pelas Ondas do Rádio), iniciou em 2001 na cidade de São Paulo. Integrou o Programa EDUCOM do NCE - Núcleo de Comunicação e Educação, da ECA - Escola de Comunicações e Artes, da USP - Universidade de São Paulo, desenvolvido junto ao Projeto Vida, da Secretaria da Educação do Município de São Paulo. A intenção era formar, capacitar e assessorar profissionais da educação e membros da comunidade escolar (educomunicadores) para que desenvolvessem as possibilidades de utilização das tecnologias e linguagens das mídias como instrumentos de promoção da cidadania e da melhoria do ensino. O educom.rádio teve como público alvo profissionais de educação, alunos e membros adultos das escolas municipais de São Paulo. Ao todo, foram contempladas cerca de 450 escolas e 9100 participantes. As ações ocorriam em forma de workshops sobre Educomunicação, oficinas sobre produção radiofônica e exercícios práticos. Nos Workshops, os professores e membros da comunidade escolar envolvidos no projeto formavam grupos que se encontravam em 5 locais diferentes da cidade, tomando parte nos workshops que discutirão os vários aspectos da inter-relação Comunicação/Educação. Nas Oficinas, as escolas envolvidas contavam com equipes de capacitadores e monitores para a realização das oficinas, quando os participantes aprendiam a elaborar, produzir e apresentar programas de rádio. As palestras e workshops estavam sob a responsabilidade de professores-doutores da ECA-USP, FEUSP e da Universidade Anhembi-Morumbi, bem como de profissionais radialistas que trabalham em emissoras que atuam na cidade de São Paulo.
Colegas! Sugiro a leitura do artigo "Educomunicação contra a Midiotice", do jornalista e professor Jorge Serrão. Ele critica a forma como a população reage diante das notícias e cita o caso da estudante da Uniban, Geisy Arruda: "os midiotas de plantão só abordaram, do jeito simplista deles, os efeitos, as conseqüências, e não as reais causas e todos os aspectos envolvidos no caso que ganhou repercussão globalitária". Para Serrão, a educomunicação é a melhor solução para combater a "midiotice".
Uma iniciativa que deu certo é o Projeto Escola da Paz, realizado no ano passado em instituições públicas de ensino. O objetivo foi construir uma cultura de harmonia e cooperativismo, através do combate a atitudes agressivas e zombarias entre adolescentes (o conhecido bullying). Os alunos de idade entre 10 e 17 anos se envolveram na produção de vídeos sobre o tema e tiveram uma série de debates sobre a construção da paz na escola. Estas mesmas crianças aprenderam as etapas da realização de filmes e participaram de oficinas de Roteiro para Produções Audiovisuais, Produção para Tv e vídeo, cinegrafia e iluminação para vídeos e direção de produções audiovisuais. O Projeto Escola da Paz é financiado pelo Fundo de Apoio à Pesquisa na Educação Básica (FAPEB.
O blog Brincar é Bom <brincarebom.blogspot.com da pedagoga Danusa Cunha mostra iniciativas e conteúdos teóricos sobre o lúdico na sala de aula. A idéia da Educomunicação é fugir do modelo tradicional de educação e aproximando o ensino da realidade do aluno, algo presente no blog da Danusa Cunha. Ela defende que não basta apenas a teoria e que a prática faz com que os alunos aprendam mais e mais rápido.
O projeto educom.rádio (Educomunicação pelas Ondas do Rádio) integra o Programa EDUCOM do NCE - Núcleo de Comunicação e Educação, da ECA - Escola de Comunicações e Artes, da USP - Universidade de São Paulo, desenvolvido junto ao Projeto Vida, da Secretaria da Educação do Município de São Paulo.
O que pretende
Formar, capacitar e assessorar profissionais da educação e membros da comunidade escolar (educomunicadores) para que explorem e multipliquem as possibilidades de utilização das tecnologias e linguagens das mídias (iniciando com rádio) como instrumentos de promoção da cidadania e da melhoria do ensino.
A quem se dirige
O educom.rádio tem como público alvo profissionais de educação, alunos e membros adultos das escolas municipais de São Paulo. Ao todo, são 450 escolas e 9100 participantes. Inicialmente, o projeto atinge 26 escolas e 520 pessoas.
Quando e como acontece
O projeto é composto por 7 fases, com início em setembro de 2001 e término em dezembro de 2004. Acontece em forma de workshops sobre Educomunicação, oficinas sobre produção radiofônica e exercícios práticos.
O projeto é financiado pela Petrobras e tem o intuito de formar estudantes para a aplicação da metodologia da educomunicação através da construção de produtos midiáticos que estimulem o exercício crítico da cidadania e a prática do protagonismo juvenil.
Oiiiee Bom, eu achei esse blog (BLOG DA REDE DE EDUCOMUNICAÇÃO)Blog Ceu, http://ceusaocarlos.blogspot.com/p/o-projeto.html. Ele destaca projetos de educomunicação em diversos veiculos de comunicação, como: rádio, Internet e jornal.
Encontrei um texto, no qual o autor discute a relação entre a escola e os meios de comunicação.O texto está disponível no site do Centro de Referência em Educação Mário Covas, em São Paulo. O autor chama atenção para necessidade de uma visão mais ampla da escola, sobre as maneiras de utilização dos meios de comunicação como fontes de debates de aulas. O link é: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/com_a.php?t=003
Oi encontrei este material...ele fala a respeito da importância da educomunicação no ambiente escolar e o quanto ele pode fazer a diferença no procedo democrático
EDUCOMUNICAÇÃO: É POSSÍVEL DIALOGAR COM AS MÍDIAS?
Colegas, sugiro uma entrevista feita com o Doutor em Ciências da Comunicação, com pós-doutorado junto à Marquette University, Milwaukee; Jornalista, doutor em comunicação pela ECA/USP e fundador do NCE/USP, Ismar de Oliveira Soares. Ele explica o que é a educomunicação e como as práticas influenciam o protagonismo da sociedade.
Conforme Ismar de Oliveira Soares, coordenador do NCE - Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo, a Educomunicação está entre a comunicação e educação que implementa projetos com a finalidade de aumentar a capacidade de expressão das pessoas. As iniciativas vêm se firmando desde a produção do manual de Educomunicação, feito pelo Ministério da educação e Meio Ambiente, com apoio às atividades da II Conferencia Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, em 2006. Disponível em:
Conforme Ismar de Oliveira Soares, coordenador do NCE - Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo, a Educomunicação está entre a comunicação e educação que implementa projetos com a finalidade de aumentar a capacidade de expressão das pessoas. As iniciativas vêm se firmando desde a produção do manual de educomunicação, feito pelo Ministerio da educação e Meio ambiente, com apoio às atividades da II Conferencia Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, em 2006.
O conceito de educomunicação vai além da suposta união entre duas áreas de atuações evidenciadas pelo nome. Educomunicação é a intervenção social proporcionada pela intersecção entre a ação da comunicação e a ação educativa.
Pesquisei no Google e achei um projeto bastante interessante que é realizado na cidade de Curitiba-PR, chamado OLHO VIVO.
É um projeto voltado para jovens da comunidade Vila das Torres, na capital paranaense. Estes jovens entram em contato com as técnicas e a narrativa do audiovisual. Através deste curso de vídeo gratuito as crianças selecionadas aprendem a contar histórias com uma câmera digital, com foco sobre seu cotidiano e a realidade do local onde moram.
Tem mais informações no site: http://www.projetoolhovivo.com.br/index.htm
Pesquisei sobre a ‘Oficina de Educomunicação’, existente desde 2005 e é coordenada pelo educador Roberto Camargo, do Centro Social Marista Ir. Acácio e é desenvolvida em Londrina-PR.
O principal objetivo do projeto é atender jovens entre 12 e 16 anos, da região norte da cidade, promovendo a leitura crítica da mídia e produções em linguagem de rádio, jornal e audiovisual. Através de algumas parcerias, a oficina proporciona ainda, a experiência de produzir reportagens e participar ao vivo de programas de emissoras locais. O projeto tornou-se parceiro de algumas escolas públicas e visa atender em maior escala os alunos destes colégios. Lá, eles realizam a Oficina do Jornalzinho, pautada na temática: Violência no espaço escolar.
Segue o link: http://londrina2030.wordpress.com/2008/02/24/projeto-educomunicacao/
Os organizadores estabeleceram como objectivos para este projecto os seguintes:
"Fomentar nos jovens participantes hábitos de leitura e interesse pelos acontecimentos do mundo que os rodeia, ambos fundamentais para o correcto exercício da cidadania. Desenvolver o sentido critico na relação com os Media mediante o entendimento dos desafios e escolhas que se colocam a um jornalista de forma a correcta recolha, tratamento e divulgação de informação. Identificar as características e regras do trabalho inerente a uma entrevista e a uma reportagem
O Núcleo de Comunicação e Educação - NCE nasceu em 1996, no espaço da Universidade de São Paulo, reunindo um grupo de professores de várias universidades brasileiras interessadas na inter-relação entre Comunicação e Educação. Seu primeiro grande trabalho foi uma pesquisa junto a especialistas de 12 países da América Latina e países da Península Ibérica para saber o que pensavam os coordenadores de projetos na área e qual o perfil dos profissionais que trabalham nesta inter-relação.
O Blog da Rede de Educomunicação para Cultura da Paz mostra o projeto realizado pelos núcleos de Cultura, Educação, Esporte e Lazer do CEU de São Carlos, São Paulo.
Os Centros Educacionais Unificados (CEU) são equipamentos públicos voltados à educação, criados pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo, e localizados nas áreas periféricas da Cidade de São Paulo. O município de São Paulo conta atualmente com 45 CEUs onde estudam mais de 120 mil alunos
A proposta do projeto é criar uma rede de educomunicação envolvendo culturas e classes sociais diferentes, favorecendo a integração, a valorização das relações humanas e da cultura da paz. O Blog mostra as ações realizadas pelo projeto, divulga agenda e é um espaço dedicado a integração de quem participa.
Como sugestão de leitura, o livro: "Educomunicar: Comunicação, Educação e Participação no desenvolvimento de uma educação pública de qualidade", parece ser um bom referencial para um começo neste tipo de assunto.
Olá. Como sou ligado à preservação do meio-ambiente, achei interessante este Simpósio Brasileiro de Educomunicação. No blog http://simposioeducom.blogspot.com/ vemos a cobertura educomunicativa realizada por 100 adolescentes do Ensino Fundamental e Médio. Os preparativos para a realização do trabalho (Making Of) a gente encontra em http://jovem-educom.blogspot.com/
O VI Simpósio Brasileiro de Educomunicação se propôs a debater, entre comunicadores, educadores e especialistas na área do meio ambiente, num esforço conjunto de um grupo de instituições, unindo universidade, setor público, setor privado e terceiro setor, a socialização das reflexões e experiências no campo da educomunicação socioambiental.
Sugiro uma olhada neste site: http://www.cca.eca.usp.br/educom
É uma nova proposta da Universidade de São Paulo (USP) que pode ampliar a área de profissionais da Comunicação. É interessante que se vá surgindo cursos formadores de "educomunicadores" pois muitas pessoas não sabem da existência desta área e que ela pode fazer alguma diferença e construir um novo ambiente escolar.
Outra coisa que achei em minhas pesqueisas, foi o blog Educomunicação, uma iniciativa interessante, mas que infelizmente parece ter sido descontinuada:
O Construtivismo tem muito a acrescentar dentro das escolas e pode ser unido de forma eficaz com a educomunicação. O problema é que muitos professores acomodados não querem mudar os seus métodos de ensino e acabam prejudicando qualquer mudança ou evolução na educação do nosso país. Não é atoa os baixos índices que temos no país.
Gostaria de indicar o artigo do Jose Manuel Moran. O autor explana a relação existente entre os meios de comunicação e a escola, as várias formas que eles podem trabalhar juntos de maneiras diretas e inovadoras. Apresenta a importância da escola incorporar os meios de comunicação como motivação, conteúdo de ensino ou análise crítica. trabalha também com sugestões concretas para a utilização dos meios de comunicação em sala de aula.
Sugiro a discussão em aula sobre o programa Educom, criado em 2001 pela prefeitura de São Paulo, beneficiando alunos dos Ensinos Infantil, Fundamental e Médio. Por meio das tecnologias de informação, a proposta visa atingir os seguintes objetivos:
Promover o protagonismo infanto–juvenil através da comunicação e das tecnologias;
Auxiliar no aperfeiçoamento das competências leitora, escritora e oral dos alunos;
Promover a cultura de paz no espaço escolar;
Possibilitar crianças e adolescentes espaços para expressão comunicativa e criativa.
Olá, pessoal! Sugiro a vocês a leitura do interessante artigo dos graduandos de Comunicação Social e Pedagodia, da PUC de Campinas. O artigo analisa o trabalho do jornalista Gilberto Dimenstein na área de educomunicação no jornalismo, tais como as questões do trabalho do jornalista que propõe mudanças na era educacional, focando em alguns assuntos do cotidiano.
Segue o link: http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:2iEfx9BhFv4J:www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R2412-1.pdf+iniciativas+na+%C3%A1rea+da+educomunica%C3%A7%C3%A3o&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESi85KMOxWTi4l4KvnDSxqbI9ZHYRxr8h2lOUoEhIScwPmpUcBbjgNvxkZOoaqmM4kaYMg1aemrkgJ05MKqxRCRsilBSCWLDRVCAWmbvqGMKuCyKQVT_s1gvdUfC_K436YClmT3e&sig=AHIEtbQGDmb240TgK6838sQ1kC3epgbChg
A metodologia pedagógica da educomunicação possui diferentes vertentes para a sua execução. Para a análise deste tipo de conteúdo, achei muito interessante e sugiro o projeto EDUCOM.RÁDIO. Este projeto faz parte do Núcleo de Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da USP (Universidade de São Paulo)
No projeto, é ensinado as técnicas da educação através das ondas de rádio. Ele possibilita capacitar profissionais da educação a trabalhar com o rádio como aliado ao ensino e a profissionais de comunicação a explorarem matérias educativas a mídia.
Trago para o blog a experiência com escolas públicas em regiões de baixo Índice de Desenvolvimento Humano de Curitiba e litoral paranaense. Com esse projeto as escolas poderão desenvolver programas próprios de comunicação. Tudo isso para uma melhor educação e para que ela se articule melhor como ato comunicativo do processo de aprendizado e socialização na escola. O projeto é vinculado ao programa Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Paraná.
45 comentários:
Proponho a discussão da entrevista do Jornalista e Doutor em Ciências da Comunicação, Ismar de Oliveira Soares, sobre a Educomunicação e o diálogo com as mídias.
Disponível no link:
http://www.neteducacao.com.br/portal_novo/?pg=artigo/artigo&cod=1448
Nesta entrevista, ele fala, como precursor dos estudos de educomunicação no Brasil, sobre a origem e o conceito de educomunicação e de como ela pode ser importante nos ambientes familiar e escolar.
Olá
Apresento o Manual de Educomunicação - Apoio às atividades da II Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, do Ministério da Educação e do Meio Ambiente.
Disponível em :
http://www.followscience.com/groups_repository/212/files/educomunicacao_e_conferencias_nacionais_infanto_pzjvg.pdf
O manual propõe cruzar Educação e Comunicação e, assim, realizar a Educomunicação, ou seja, transformar sonhos em realidade através da comunicação.
Olá
Apresento o Manual de Educomunicação - Apoio às atividades da II Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, do Ministério da Educação e do Meio Ambiente.
Disponível em :
http://www.followscience.com/groups_repository/212/files/educomunicacao_e_conferencias_nacionais_infanto_pzjvg.pdf
O manual propõe cruzar Educação e Comunicação e, assim, realizar a Educomunicação, ou seja, transformar sonhos em realidade através da comunicação.
Oi , sugiro dar um olhadinha na entrevista com o Jornalista, coordenador de projetos na área de mídas e educação, Alexandre Sayad, que explica o que é educomunicação e como os professores fazem e podem utilizar as mídias na alfabetização e trabalhar nos conteúdos programáticos.
http://veja.abril.com.br/multimidia/video/educomunicacao
Lisandra de Moura
Achei interessante o site http://educomunicacao.org.br/ que explica um pouco o que é, para que serve,, como é vista a Educomunicação. Outra questão que achei legal é o perfil no Twitter http://twitter.com/Educomunicacao, pois, nele é postado tudo o que é novidade relacionado ao meio, interessante seguir.
Novas instituições estão apostando na Licenciatura em Educomunicação: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2010/07/26/licenciatura-em-educomunicacao-e-o-novo-curso-de-graduacao-da-eca-para-2011.jhtm. É a prova de que o mercado de trabalho está apostando no ramo!
http://veja.abril.com.br/multimidia/video/educomunicacao-escolas-publicas
O link acima, temos uma entrevista da revista veja, sobre edocumunicação em escolas públicas.Como forma de educar crianças de acordo com seu meio na sua comunidade, com criação de produtos de mídia, inserindo-se assim na comunicação como forma e cidadania.
http://www.agorams.com.br/index.php?ver=ler&id=178521
aqui vai uma notícia sobre escolas no mato grosso que terão sessões especiais de cinema, visando o melhor aprendizado dos alunos e utilizando metodologias de educomunicação.
Olá! Indico o twitter: http://twitter.com/educomunicacao Comecei a seguir nesta data e já vi que traz diversas matérias e divulgações sobre o tema, inclusive uma revista voltada ao assunto.
Abs
Oi, pessoal eu sugiro que olhem o site da UNICEF, tem uma matéria legal que está falando que pessoas do Reino Unido virão conhecer o trabalho implantado de educomunicação em Salvador.
http://www.unicef.org/brazil/pt/media_11827.htm
Oi pessoal!
Achei o Cipó Comunicação Interativa um projeto bem bacana. Ele é desenvolvido em Salvador-BA e tem vários braços na área da comunicação.
Alunos e professores se envolvem na produção de peças de comunicação (ensaios fotográficos, vídeos, cartazes, HQ, site) e geram novos processos de educação e/ ou de mobilização social.
Segue o site: http://www.cipo.org.br/
O projeto educom.rádio (Educomunicação pelas Ondas do Rádio), iniciou em 2001 na cidade de São Paulo. Integrou o Programa EDUCOM do NCE - Núcleo de Comunicação e Educação, da ECA - Escola de Comunicações e Artes, da USP - Universidade de São Paulo, desenvolvido junto ao Projeto Vida, da Secretaria da Educação do Município de São Paulo. A intenção era formar, capacitar e assessorar profissionais da educação e membros da comunidade escolar (educomunicadores) para que desenvolvessem as possibilidades de utilização das tecnologias e linguagens das mídias como instrumentos de promoção da cidadania e da melhoria do ensino. O educom.rádio teve como público alvo profissionais de educação, alunos e membros adultos das escolas municipais de São Paulo. Ao todo, foram contempladas cerca de 450 escolas e 9100 participantes. As ações ocorriam em forma de workshops sobre Educomunicação, oficinas sobre produção radiofônica e exercícios práticos. Nos Workshops, os professores e membros da comunidade escolar envolvidos no projeto formavam grupos que se encontravam em 5 locais diferentes da cidade, tomando parte nos workshops que discutirão os vários aspectos da inter-relação Comunicação/Educação. Nas Oficinas, as escolas envolvidas contavam com equipes de capacitadores e monitores para a realização das oficinas, quando os participantes aprendiam a elaborar, produzir e apresentar programas de rádio. As palestras e workshops estavam sob a responsabilidade de professores-doutores da ECA-USP, FEUSP e da Universidade Anhembi-Morumbi, bem como de profissionais radialistas que trabalham em emissoras que atuam na cidade de São Paulo.
Colegas!
Sugiro a leitura do artigo "Educomunicação contra a Midiotice", do jornalista e professor Jorge Serrão.
Ele critica a forma como a população reage diante das notícias e cita o caso da estudante da Uniban, Geisy Arruda: "os midiotas de plantão só abordaram, do jeito simplista deles, os efeitos, as conseqüências, e não as reais causas e todos os aspectos envolvidos no caso que ganhou repercussão globalitária".
Para Serrão, a educomunicação é a melhor solução para combater a "midiotice".
http://www.alertatotal.net/2009/11/educomunicacao-contra-midiotice.html
Abraço.
Armindo Júnior
Uma iniciativa que deu certo é o Projeto Escola da Paz, realizado no ano passado em instituições públicas de ensino. O objetivo foi construir uma cultura de harmonia e cooperativismo, através do combate a atitudes agressivas e zombarias entre adolescentes (o conhecido bullying).
Os alunos de idade entre 10 e 17 anos se envolveram na produção de vídeos sobre o tema e tiveram uma série de debates sobre a construção da paz na escola. Estas mesmas crianças aprenderam as etapas da realização de filmes e participaram de oficinas de Roteiro para Produções Audiovisuais, Produção para Tv e vídeo, cinegrafia e iluminação para vídeos e direção de produções audiovisuais.
O Projeto Escola da Paz é financiado pelo Fundo de Apoio à Pesquisa na Educação Básica (FAPEB.
O blog Brincar é Bom <brincarebom.blogspot.com da pedagoga Danusa Cunha mostra iniciativas e conteúdos teóricos sobre o lúdico na sala de aula. A idéia da Educomunicação é fugir do modelo tradicional de educação e aproximando o ensino da realidade do aluno, algo presente no blog da Danusa Cunha. Ela defende que não basta apenas a teoria e que a prática faz com que os alunos aprendam mais e mais rápido.
Educom.rádio
De que se trata
O projeto educom.rádio (Educomunicação pelas Ondas do Rádio) integra o Programa EDUCOM do NCE - Núcleo de Comunicação e Educação, da ECA - Escola de Comunicações e Artes, da USP - Universidade de São Paulo, desenvolvido junto ao Projeto Vida, da Secretaria da Educação do Município de São Paulo.
O que pretende
Formar, capacitar e assessorar profissionais da educação e membros da comunidade escolar (educomunicadores) para que explorem e multipliquem as possibilidades de utilização das tecnologias e linguagens das mídias (iniciando com rádio) como instrumentos de promoção da cidadania e da melhoria do ensino.
A quem se dirige
O educom.rádio tem como público alvo profissionais de educação, alunos e membros adultos das escolas municipais de São Paulo. Ao todo, são 450 escolas e 9100 participantes. Inicialmente, o projeto atinge 26 escolas e 520 pessoas.
Quando e como acontece
O projeto é composto por 7 fases, com início em setembro de 2001 e término em dezembro de 2004. Acontece em forma de workshops sobre Educomunicação, oficinas sobre produção radiofônica e exercícios práticos.
Oi gente! Sugiro o projeto da uniube, que ministra um curso para a atuação em rádios escolares.
http://www.uniube.br/piac/uberaba/projeto_educomunicacao_escolas.php
Descobri um projeto realizado numa escola de São Domingos, no Sergipe.
http://www.direitosdacrianca.org.br/midia/sala-de-imprensa/sugestoes-de-pauta/projeto-do-instituto-recriando-incentiva-a-pratica-da-educomunicacao-e-o-protagonismo-juvenil
O projeto é financiado pela Petrobras e tem o intuito de formar estudantes para a aplicação da metodologia da educomunicação através da construção de produtos midiáticos que estimulem o exercício crítico da cidadania e a prática do protagonismo juvenil.
Oiiiee
Bom, eu achei esse blog (BLOG DA REDE DE EDUCOMUNICAÇÃO)Blog Ceu, http://ceusaocarlos.blogspot.com/p/o-projeto.html. Ele destaca projetos de educomunicação em diversos veiculos de comunicação, como: rádio, Internet e jornal.
Encontrei um texto, no qual o autor discute a relação entre a escola e os meios de comunicação.O texto está disponível no site do Centro de Referência em Educação Mário Covas, em São Paulo. O autor chama atenção para necessidade de uma visão mais ampla da escola, sobre as maneiras de utilização dos meios de comunicação como fontes de debates de aulas. O link é:
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/com_a.php?t=003
Oi encontrei este material...ele fala a respeito da importância da educomunicação no ambiente escolar e o quanto ele pode fazer a diferença...
http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/educomunicacao.htm
Oi encontrei este material...ele fala a respeito da importância da educomunicação no ambiente escolar e o quanto ele pode fazer a diferença no procedo democrático
http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/educomunicacao.htm
23 de agosto de 2010 17:15
Anna Paula
EDUCOMUNICAÇÃO: É POSSÍVEL DIALOGAR COM AS MÍDIAS?
Colegas, sugiro uma entrevista feita com o Doutor em Ciências da Comunicação, com pós-doutorado junto à Marquette University, Milwaukee; Jornalista, doutor em comunicação pela ECA/USP e fundador do NCE/USP, Ismar de Oliveira Soares. Ele explica o que é a educomunicação e como as práticas influenciam o protagonismo da sociedade.
Disponível em: http://www.neteducacao.com.br/portal_novo/?pg=artigo/artigo&cod=1448
Conforme Ismar de Oliveira Soares, coordenador do NCE - Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo, a Educomunicação está entre a comunicação e educação que implementa projetos com a finalidade de aumentar a capacidade de expressão das pessoas.
As iniciativas vêm se firmando desde a produção do manual de Educomunicação, feito pelo Ministério da educação e Meio Ambiente, com apoio às atividades da II Conferencia Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, em 2006.
Disponível em:
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/conteudo_398844.shtml
Conforme Ismar de Oliveira Soares, coordenador do NCE - Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo, a Educomunicação está entre a comunicação e educação que implementa projetos com a finalidade de aumentar a capacidade de expressão das pessoas.
As iniciativas vêm se firmando desde a produção do manual de educomunicação, feito pelo Ministerio da educação e Meio ambiente, com apoio às atividades da II Conferencia Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, em 2006.
Disponível em:
http://planetasustentavel.
abril.com.br/noticia/
ambiente/conteudo_398844.shtml
Bruno Marona Cunha
O conceito de educomunicação vai além da suposta união entre duas áreas de atuações evidenciadas pelo nome. Educomunicação é a intervenção social proporcionada pela intersecção entre a ação da comunicação e a ação educativa.
Disponível em:
http://ensaiosemfoco.blogspot.com/2010/04/educomunicacao-em-foco.html
Oi!!
Pesquisei no Google e achei um projeto bastante interessante que é realizado na cidade de Curitiba-PR, chamado OLHO VIVO.
É um projeto voltado para jovens da comunidade Vila das Torres, na capital paranaense. Estes jovens entram em contato com as técnicas e a narrativa do audiovisual. Através deste curso de vídeo gratuito as crianças selecionadas aprendem a contar histórias com uma câmera digital, com foco sobre seu cotidiano e a realidade do local onde moram.
Tem mais informações no site:
http://www.projetoolhovivo.com.br/index.htm
Abraços
Pesquisei sobre a ‘Oficina de Educomunicação’, existente desde 2005 e é coordenada pelo educador Roberto Camargo, do Centro Social Marista Ir. Acácio e é desenvolvida em Londrina-PR.
O principal objetivo do projeto é atender jovens entre 12 e 16 anos, da região norte da cidade, promovendo a leitura crítica da mídia e produções em linguagem de rádio, jornal e audiovisual. Através de algumas parcerias, a oficina proporciona ainda, a experiência de produzir reportagens e participar ao vivo de programas de emissoras locais. O projeto tornou-se parceiro de algumas escolas públicas e visa atender em maior escala os alunos destes colégios. Lá, eles realizam a Oficina do Jornalzinho, pautada na temática: Violência no espaço escolar.
Segue o link: http://londrina2030.wordpress.com/2008/02/24/projeto-educomunicacao/
Professora, encontrei os seguintes Sites/Ações que envolvem Educomunicação:
EDUCOMUNICAÇÃO - BLOG SOBRE EDUCAÇÃO PARA OS MEDIA
http://comedu.blogspot.com/
PÁGINA PARA SISTEMATIZAÇÃO DE ESTUDOS SOBRE EDUCOMUNICAÇÃO (DESATUALIZADO)
http://educomunicacao.wordpress.com
ESPAÇO PARA REFLETIR SOBRE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO
http://twitter.com/Educomunicacao
PORTAL APRENDIZ – MÍDIA E EDUCAÇÃO
http://aprendiz.uol.com.br/content/phocrecist.mmp
JORNAL ONLINE QUE INTEGRA COLUNISTAS E LEITORES
http://www.gostodeler.com.br/
SAPO SABER - FUNCIONA COMO A WIKIPEDIA – COM A COLABORAÇÃO DOS LEITORES
http://saber.sapo.cv/wiki/P%C3%A1gina_principal
PROJETO CEU – BLOG SOBRE A REDE DE EDUCOMUNICAÇÃO
http://ceusaocarlos.blogspot.com/p/o-projeto.html
http://comedu.blogspot.com/2010/04/nescolas-iniciativa-do-dn-para-os.html
Os organizadores estabeleceram como objectivos para este projecto os seguintes:
"Fomentar nos jovens participantes hábitos de leitura e interesse pelos acontecimentos do mundo que os rodeia, ambos fundamentais para o correcto exercício da cidadania.
Desenvolver o sentido critico na relação com os Media mediante o entendimento dos desafios e escolhas que se colocam a um jornalista de forma a correcta recolha, tratamento e divulgação de informação.
Identificar as características e regras do trabalho inerente a uma entrevista e a uma reportagem
O Núcleo de Comunicação e Educação - NCE nasceu em 1996, no espaço da Universidade de São Paulo, reunindo um grupo de professores de várias universidades brasileiras interessadas na inter-relação entre Comunicação e Educação. Seu primeiro grande trabalho foi uma pesquisa junto a especialistas de 12 países da América Latina e países da Península Ibérica para saber o que pensavam os coordenadores de projetos na área e qual o perfil dos profissionais que trabalham nesta inter-relação.
Veja o site e saiba mais sobre o projeto:
link:http://www.usp.br/nce/aeducomunicacao/
Aluna: Pâmela Fuhrmann
Olá!
O Blog da Rede de Educomunicação para Cultura da Paz mostra o projeto
realizado pelos núcleos de Cultura, Educação, Esporte e Lazer do CEU de São Carlos, São Paulo.
Os Centros Educacionais Unificados (CEU) são equipamentos públicos voltados à educação, criados pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo, e localizados nas áreas periféricas da Cidade de São Paulo. O município de São Paulo conta atualmente com 45 CEUs onde estudam mais de 120 mil alunos
A proposta do projeto é criar uma rede de educomunicação envolvendo culturas e classes sociais diferentes, favorecendo a integração, a valorização das relações humanas e da cultura da paz. O Blog mostra as ações realizadas pelo projeto, divulga agenda e é
um espaço dedicado a integração de quem participa.
Endereço: http://ceusaocarlos.blogspot.com/
Aluna: Manoela Rysdyk
Como sugestão de leitura, o livro: "Educomunicar: Comunicação, Educação e Participação no desenvolvimento de uma educação pública de qualidade", parece ser um bom referencial para um começo neste tipo de assunto.
Olá. Como sou ligado à preservação do meio-ambiente, achei interessante este Simpósio Brasileiro de Educomunicação. No blog http://simposioeducom.blogspot.com/ vemos a cobertura educomunicativa realizada por 100 adolescentes do Ensino Fundamental e Médio. Os preparativos para a realização do trabalho (Making Of) a gente encontra em http://jovem-educom.blogspot.com/
O VI Simpósio Brasileiro de Educomunicação se propôs a debater, entre comunicadores, educadores e especialistas na área do meio ambiente, num esforço conjunto de um grupo de instituições, unindo universidade, setor público, setor privado e terceiro setor, a socialização das reflexões e experiências no campo da educomunicação socioambiental.
Maurício Gadret Levy
Sugiro uma olhada neste site: http://www.cca.eca.usp.br/educom
É uma nova proposta da Universidade de São Paulo (USP) que pode ampliar a área de profissionais da Comunicação. É interessante que se vá surgindo cursos formadores de "educomunicadores" pois muitas pessoas não sabem da existência desta área e que ela pode fazer alguma diferença e construir um novo ambiente escolar.
Interessante o artigo "Educomunicação - O que é isto" do filósofo Donizete Soares. Pode ser encontrado no Portal Gens:
http://www.portalgens.com.br/baixararquivos/textos/educomunicacao_o_que_e_isto.pdf
Outra coisa que achei em minhas pesqueisas, foi o blog Educomunicação, uma iniciativa interessante, mas que infelizmente parece ter sido descontinuada:
http://educomunicacao.wordpress.com/
O uso da televisão na capacitação docente em EAD
Profª Mrs Louise Lage1
Profº Dr. Rubem Figueiró2
Este artigo é bom para quem curte educação virtual, nesse principalmente a televisão como meio de passar a mensagem, da PUCRSVIRTUAL.
Boa leitura e segue o endereço.
http://www.louiselage.com.br/artigos/O%20uso%20da%20televisao%20na%20capacitacao%20docente%20em%20EAD.pdf
O Construtivismo tem muito a acrescentar dentro das escolas e pode ser unido de forma eficaz com a educomunicação. O problema é que muitos professores acomodados não querem mudar os seus métodos de ensino e acabam prejudicando qualquer mudança ou evolução na educação do nosso país. Não é atoa os baixos índices que temos no país.
Na região Centro-Sul do Ceará, há um projeto para que haja a inclusão da disciplina de Comunicação Social ainda nas escolas de Ensino Médio.
Achei interessante:
http://alemdorelease.blogspot.com/2009/11/comunicacao-no-ensino-medio.html
Olá,
Gostaria de indicar o artigo do Jose Manuel Moran.
O autor explana a relação existente entre os meios de comunicação e a escola, as várias formas que eles podem trabalhar juntos de maneiras diretas e inovadoras. Apresenta a importância da escola incorporar os meios de comunicação como motivação, conteúdo de ensino ou análise crítica.
trabalha também com sugestões concretas para a utilização dos meios de comunicação em sala de aula.
O artigo encontra-se nesse link:
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/c_ideias_09_021_a_028.pdf
Olá!
Sugiro a discussão em aula sobre o programa Educom, criado em 2001 pela prefeitura de São Paulo, beneficiando alunos dos Ensinos Infantil, Fundamental e Médio. Por meio das tecnologias de informação, a proposta visa atingir os seguintes objetivos:
Promover o protagonismo infanto–juvenil através da comunicação e das tecnologias;
Auxiliar no aperfeiçoamento das competências leitora, escritora e oral dos alunos;
Promover a cultura de paz no espaço escolar;
Possibilitar crianças e adolescentes espaços para expressão comunicativa e criativa.
Segue link: http://migre.me/23v49
Aluno: Jorge Arthur N. Machado
Olá, pessoal! Sugiro a vocês a leitura do interessante artigo dos graduandos de Comunicação Social e Pedagodia, da PUC de Campinas. O artigo analisa o trabalho do jornalista Gilberto Dimenstein na área de educomunicação no jornalismo, tais como as questões do trabalho do jornalista que propõe mudanças na era educacional, focando em alguns assuntos do cotidiano.
Segue o link: http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:2iEfx9BhFv4J:www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R2412-1.pdf+iniciativas+na+%C3%A1rea+da+educomunica%C3%A7%C3%A3o&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESi85KMOxWTi4l4KvnDSxqbI9ZHYRxr8h2lOUoEhIScwPmpUcBbjgNvxkZOoaqmM4kaYMg1aemrkgJ05MKqxRCRsilBSCWLDRVCAWmbvqGMKuCyKQVT_s1gvdUfC_K436YClmT3e&sig=AHIEtbQGDmb240TgK6838sQ1kC3epgbChg
Fernanda Vaz
A metodologia pedagógica da educomunicação possui diferentes vertentes para a sua execução. Para a análise deste tipo de conteúdo, achei muito interessante e sugiro o projeto EDUCOM.RÁDIO. Este projeto faz parte do Núcleo de Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da USP (Universidade de São Paulo)
Link: http://www2.metodista.br/unesco/PCLA/revista9/projetos%209-1.htm
No projeto, é ensinado as técnicas da educação através das ondas de rádio. Ele possibilita capacitar profissionais da educação a trabalhar com o rádio como aliado ao ensino e a profissionais de comunicação a explorarem matérias educativas a mídia.
Trago para o blog a experiência com escolas públicas em regiões de baixo Índice de Desenvolvimento Humano de Curitiba e litoral paranaense. Com esse projeto as escolas poderão desenvolver programas próprios de comunicação. Tudo isso para uma melhor educação e para que ela se articule melhor como ato comunicativo do processo de aprendizado e socialização na escola. O projeto é vinculado ao programa Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Paraná.
Postar um comentário